sexta-feira, 11 de junho de 2010

Curiosidades:



. Para usar a cafeína como estimulantes, o atleta teria que tomar num curto espaço de tempo 36 copos de café.
. Nas olimpíadas de Barcelona em 1992, foram feitos 1850 testes de urina.
. A nadadora da ex-Alemanha Oriental Kristiane Knacke, medalha de bronze nos 100 metros mariposa, levou oito anos para perder quinze quilos de musculatura gerada por anabolizantes. Sua filha, nascida dois anos depois que ela deixou as piscinas, apresenta graves problemas hormonais.
. O halterofilista russo Kaarlo Kangasniemi, medalha de ouro, na Olimpíada de 1968, sofreu um grave acidente. Ao erguer uma barra de 160 quilos, um dos músculos de suas costas, inchado pelo uso de anabolizantes, rompeu pelo uso dos alteres. A barra caiu sobre sua nuca, quebrou uma das vértebras e ele ficou paralisado pelo resto da vida.

Faz exercício regularmente e fica jovem


Muitas das mudanças que associamos à idade são o resultado de nos tornarmos cada dia menos activos. Estes são os conse­lhos do grupo de especialistas da Life Fitness Academy para ficar cada dia mais jovem:
- Nunca é tarde: o exercício melhora a força, o equilíbrio e a flexibilida­de em qualquer idade.
- Adapta o tipo de exercício à tua con­dição física. É sempre possível fazer.
- Faz treinos de força. As fibras mus­culares começam a diminuir por vol­ta dos 40, mas com treino de força podemos inverter essa tendência, prevenindo osteoporose, artrite, etc.
- Protege-te do sol quando treinares.

Hábitos alimentares


Os hábitos alimentares incorrectos, adquirem-se na infância. Todos sabemos que hoje em dia, é difícil fazer uma alimentação equilibrada por falta de tempo. A principal razão, é o desconhecimento total das regras básicas para uma nutrição equilibrada e por isso, o primeiro passo para perder o peso a mais, passa por uma reeducação alimentar.

ESPIRITO DESPORTIVO



Espírito desportivo é, em primeiro lugar e acima de tudo, observar estritamente todas as regras. É procurar nunca cometer deliberadamente uma falta.
Ter espírito desportivo é respeitar o árbitro. A presença a do árbitro ou do júri revela-se essencial de todas as competições. O árbitro tem um papel difícil a desempenhar. Ele merece inteiramente o respeito de todos, aceitar todas as decisões do árbitro sem pôr em causa a sua integridade, reconhecer com dignidade a superioridade do adversário na derrota, aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar o seu adversário, saber reconhecer a boa actuação e os bons desempenhos do seu adversário, querer competir na igualdade com um oponente. É contar apenas com o seu talento e habilidade para tentar obter a vitória, recusar ganhar através de meios ilegais e violentos, desportivo é manter a dignidade em todas as circunstâncias. É demonstrar que temos domínio sobre nós mesmos. É recusar que a violência física ou verbal tome conta de nós.

VALOR SOCIAL DO DESPORTO


Também podemos definir desporto como um fenómeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de actividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento ou aprimoramento físico, intelectual e psicológico dos seus praticantes e espectadores.

CONCEITO DE DESPORTO



Desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.

Actividade física na história

Ao longo da história, a actividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade, sempre associado a um estilo de época. A caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou os romanos com as suas formações de legiões com suas longas marcha e treinos, mas essa relação entre a actividade física e o homem na sua rotina diária parece ter diminuído gradativamente ao longo de nossa evolução.